O roteiro a pé pelo eixo histórico da cidade, passa pelos seguintes pontos:
 
*Catedral da Sé e Marco Zero: Histórico da construção, restauração, estilo arquitetônico, expansão populacional, desenvolvimento do comércio.
*Complexo do Pátio do Colégio, Museu Padre Anchieta (visita externa), Monumento “Glória aos fundadores da Cidade de São Paulo”, Capela Anchieta, Muro histórico e demais dependências atrás do Pátio: estilos arquitetônicos das edificações vistas do Pátio.
*Passagem pela Casa nº 1 e o “Beco do Pinto” e Solar da Marquesa de Santos: histórico da fundação da cidade, jesuítas, arquitetura, expansão territorial, estratégia geográfica, tipos de construção.
*Mosteiro de São Bento: Os monges beneditinos chegaram à São Paulo em 1598. A Companhia de Jesus e a Ordem do Carmo eram as únicas ordens religiosas em São Paulo. Estilo arquitetônico e histórico.
*Teatro Municipal: Imponente e rebuscado, construído entre 1903 e 1911 para contentar os parâmetros europeus de cultura da então emergente aristocracia cafeeira. Os então novos ricos queriam dar status à cidade e apagar logo as características de vilarejo de seu recente passado. Estilo arquitetônico e histórico do Teatro, breve comentário sobre usos e costumes do século XIX.
*Torre do Banespa: Situado no ponto alto do centro velho / histórico / visualização / arquitetura.
Todos os direitos reservado a Trilha Verde!
Rua Coronel Manuel de Moraes, 40 - Trilha Verde Agência de Viagens e Turismo LTDA
Tel. 19 3327-1689