Bolsa do Café: Inaugurada em 1922 para centralizar, organizar e controlar as operações do mercado cafeeiro, na época a principal fonte de riqueza do país, a Bolsa Oficial de Café, em Santos, traduzia-se como arquitetura típica do ecletismo que caracterizou as mais importantes obras do período. Nos dias atuais, a imponência arquitetônica da edificação ainda repercute admiração no cidadão que transita pelo centro.

Apesar do adensamento urbano ocorrido na região nas últimas décadas, a Bolsa se mantém como o edifício mais suntuoso e emblemático da Baixada Santista.

Pinacoteca Benedito Calixto: A Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto é uma instituição de Direito Privado de natureza cultural, criada em 1986, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, para estimular as artes em geral, especialmente as artes plásticas; recolher, por compra, doação ou empréstimo, e expor, convenientemente, obras de artistas plásticos nacionais ou estrangeiros, em particular a obra do pintor Benedicto Calixto. Para desenvolvimento de suas finalidades, beneficia-se da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, através da qual promoveu o levantamento e catalogação da obra do pintor, criando o Centro de Documentação Benedicto Calixto. Através de outro projeto, adquiriu obras para a ampliação de seu acervo, permanentemente exposto. Além de seu acervo, realizam exposições de artistas consagrados, cursos, apresentações musicais e disponibiliza para consulta do público, uma biblioteca especializada em artes. Sua sede é um belo casarão do início do século, restaurado e conservado como um dos últimos exemplares das moradias dos barões do café.

Memorial das Conquistas:O Santos Futebol Clube dispõe de um espaço apropriado para receber visitantes e turistas interessados em conhecer a gloriosa história de conquistas do clube. Intitulado de Memorial das Conquistas, é uma das principais atrações do Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro).
Com uma concepção inovadora, o museu do Alvinegro Praiano apresenta o acervo de futebol mais famoso do mundo, distribuído em um espaço de mais de 380 metros quadrados, que leva o visitante a uma verdadeira viagem à história do Peixe. Além de troféus, há fotos ampliadas em tamanho natural, flâmulas, documentos, uniformes, bolas, recursos multimídia e outros objetos, dispostos em um ambiente bem organizado e de beleza singular.

O visitante é recepcionado por orientadores bilíngües, disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas referente à história do clube e às peças expostas no museu.
O material está dividido em espaços temáticos. Além do Espaço Pelé (com peças do acervo pessoal do Rei do Futebol), existe o local dos títulos estaduais, nacionais, Santos e sua Cidade, Santos e o Mundo, entre outros.

O museu também inova ao apresentar vários equipamentos multimídia, como aparelhos de TV, que permitem a visualização de jogadas históricas.
O CineGol também é um caso a parte. O local, que reproduz um pedaço de campo de futebol, é uma sala de projeção que permite a exibição de filmes e de clipes especiais sobre o clube.
Com o objetivo de continuar a atrair visitantes e trazer novamente aqueles que já o conhecem, o museu do Santos FC passa constantemente por um processo de renovação de acervo e estruturas. Além disso, no local são promovidos exposições e eventos especiais, que relembraram momentos, conquistas ou grandes personagens da história do Peixe.
Vale salientar que o passeio também é indicado para as crianças, já que a disposição das peças do acervo favorece a visualização dos pequenos visitantes.

Monte Serrat: O “coração da cidade”, como era chamado o Monte Serrat, não só abriga a imagem da santa padroeira da cidade como guardam em sua memória, proeminentes fatos de grande valor histórico e cultural. Numa verdadeira aula de história e geografia, o monte nos brinda de forma primorosa, de seus 157 metros erguidos do nível do mar, com o mais belo panorama de toda a região. Do mirante é possível visualizar com deslumbrante clareza de 360º toda a extensão da planície litorânea até a Mata Atlântica.

Bondinho: Percorreremos ruas e praças do Centro Histórico, num trajeto de 10 minutos cada grupo. O veículo aberto é da década de 20 e voltou a circular, depois de restaurado. O passeio de bondinho que desliza sobre trilhos a 5 km/h resgata com detalhes todo o clima do início do século 20, com seu condutor vestido a caráter, usando boina e uniforme social. Os alunos se divertem no bucólico passeio, que atravessa ruas de paralelepípedo margeadas por casarões históricos. Passaremos em frente ao Porto de Santos e conheceremos a história da construção do maior porto da América Latina que está intimamente relacionada com a da cidade de Santos. Com uma “área de influência” que transcende os limites do Estado, o Porto de Santos é hoje um dos mais importantes pólos das exportações brasileiras.

Fortaleza de Santo Amaro: Essa fortificação, também conhecida como Fortaleza da Barra, Fortaleza da Barra Grande, Fortaleza de São Miguel e Fortaleza de Santo Amaro e Santos, localiza-se entre as praias do Góes e Santa Cruz dos Navegantes. Foi erguida durante a unificação dos governos português e espanhol (1580-1640), mais precisamente em 1584. Ocupando um esporão rochoso, a Fortaleza está projetada sobre o canal de acesso ao estuário do maior porto da América Latina. Em 1911, a Fortaleza da Barra Grande foi desativada. A marca de contemporaneidade da Fortaleza da Barra foi introduzida com a restauração e adaptação das salas para múltiplo uso, executadas pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - e tendo como parceira a UNISANTOS. Atualmente apresenta um painel de 20 metros quadrados de mosaico de vidro, última obra do mestre e artista plástico Manabu Mabe, chamado Vento Vermelho, que utiliza o direito da arte de se integrar com aquelas produzidas no passado.

O acesso ao local é realizado por barco a partir da Ponta da Praia em Santos até o atracadouro do Forte já localizado do outo lado do canal,  no município do Guarujá.

Todos os direitos reservado a Trilha Verde!
Rua Coronel Manuel de Moraes, 40 - Trilha Verde Agência de Viagens e Turismo LTDA
Tel. 19 3327-1689